domingo, 10 de outubro de 2010

Equilibre o que é urgente e importante

Você já se pegou dizendo que o dia passou e que você correu de um lado para outro tentando resolver problema atrás de problema? E que não teve tempo para se concentrar nos assuntos realmente importantes de sua lista de tarefas?

A solução óbvia e nada revolucionária é priorizar sua carga de trabalho fazendo escolhas claras sobre o que executar primeiro. Estabeleça prioridades.

Saber priorizar implica entender como urgência e importância influenciam uma à outra. Ao olhar com mais atenção, muitas das tarefas com que você depara diariamente, descobrirá que algumas coisas urgentes na verdade não são tão importantes.

Tarefas urgentes são as que têm prazos imediatos. Tarefas importantes são as que podem não ter prazo tão apertado, mas que ajudarão você a atingir objetivos de longo prazo, ou que têm influência em sua carreira.

Estabeleça quais tarefas (e são poucas) são ao mesmo tempo urgentes e importantes – aquelas que lhe trarão problemas se não forem feitas – e dê conta delas primeiro. Depois, concentre-se por algum tempo nas tarefas importantes, mas sem urgência – aquelas que podem ser recompensadas a longo prazo – enquanto mantém um olho em qualquer outra tarefa urgente para garantir que não perderá nenhum prazo. Se necessário, delegue algumas delas a outras pessoas.

Essas tarefas mais importantes, podem ser as que lhe trarão maior retorno, concentre-se nelas e termine-as o mais rápido possível, elas podem ter maior impacto em sua carreira.

Saber priorizar significa equilibrar urgência e importância.

2 comentários:

  1. Muito boa dica, chefe! As vezes confundimos isso e acabamos não fazendo nem o que é importante e nem o que é urgente, saber diferenciar é entender as tarefas e cumpri-las de forma onde só trará frutos positivos.

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  2. Excelente texto.
    No mercado existe um arsenal de técnicas e ferramentas para poder recuperar o controle do tempo (?). Existem programam que visam aumentar a eficiência em 10-15%, entretanto, tal mudança seria suficiente para resolver as preocupções, ou apenas conseguiríamos fazer mais coisas em menos tempo?
    a grande verdade é que existe uma lacuna entre a BÚSSOLA e o RELÓGIO, isto é, existe uma lacuna entre o que é IMPORTANTE para nós e a forma como usamos o nosso tempo.
    Muitas vezes fazer coisas com mais rapidez pode não melhorar e/ou até piorar as coisas.
    Acredito que a nossa grande dificuldade para colocar as prioridades em primeiro lugar pode ser caracterizada pelo contraste entre o relógio (compromissos, horários, etc) e a bússola (missão, valores, direção, etc).
    O conflito se estabelece quando percebemos um espaço entre estes dois elementos, quando o que fazemos não contribui para as coisas mais importantes de nossas vidas!
    Logicamente que em nosso cotidiano lidamos com ambos os fatores em nossas vidas. Mas em nossas decisões, um tende a ser predominante. Enfrentamos problemas graves quando passamos a dar prioridade ao paradigma da urgência em detrimentento do paradigma da importância.
    Pensem nisso e um beijo no coração!

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