segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Respeite os prazos

Acabo de escrever que priorizar significa equilibrar urgência e importância entre as várias tarefas que temos no dia-a-dia. Entretanto, compreender que terminar uma tarefa a tempo é uma promessa fundamental no mundo dos negócios e que somente verdadeiros profissionais sabem disso. Pois sabem que não cumprir o prazo, envergonha e traz problemas de curto prazo para a empresa e para o seu líder imediato. Pode até significar perder oportunidades de crescimento na carreira.

Ter uma atitude profissional significa agir com segurança, começando cada tarefa bem antes do prazo, em vez de esperar até o último minuto. Na maioria das vezes você trabalha com outras pessoas, e elas podem ser imprevisíveis, dificultando o seu controle pelo término da tarefa. Além de outras pessoas, estarem dependendo muito do resultado esperado pela sua conclusão da tarefa.

A pressão do trabalho ou a necessidade de habilidades específicas às vezes pode obrigá-lo a passar uma tarefa inteira para outra pessoa. Apesar de boas intenções, muitas vezes pode ser difícil, especialmente se essa outra pessoa estiver sobrecarregada. A tarefa pode parecer grande demais para ser iniciada até que se conclua dentro do prazo.

De vez em quando alguma coisa inesperada irá acontecer e, apesar de todos os seus esforços, você não conseguirá cumprir um compromisso. Isso poderá ser aceito, desde que você avise com antecedência e sugerir uma nova data que seja boa para todos.

Sua integridade pessoal está em jogo a cada promessa ou acordo que você faz. Se adquirir a reputação contrária do que é ser responsável, vai ser difícil de se livrar dela.

Um comentário:

  1. O tempo pode ser nosso maior aliado ou nosso maior inimigo. Temos que saber lidar com tempo, isso requer planejamento.

    ResponderExcluir