sábado, 25 de setembro de 2010

Comunicação bidirecional

A comunicação pode ser bidirecional, mas uma das partes pode alterar muito sua dinâmica.

Jean trabalhava na Ásia, tinha um gerente situado na América que parecia concentrar toda sua atenção nas pessoas mais próximas. Ele telefonava toda semana para o gerente para conversar sobre trabalho, mas para sua frustração e apesar de seus esforços, ele quase nunca se lembrava da conversa anterior, não importa quantas vezes as informações fossem repetidas.

Então Jean tentou uma nova tática. Criou uma lista de discussões com questões estratégicas e com isso, encontrou um motivo para visitar a sede com mais frequência. Com a folha à sua frente, o gerente de repente ficou mais ligado ao assunto, percorrendo os itens um a um, considerando as informações e aceitando claramente as idéias de Jean. Ele agora usa essa lista de estratégias com seu gerente pessoalmente e por telefone. E seu gerente passou vê-lo como uma pessoa mais inteligente e confiável e também como um membro leal e fiel da equipe.

Cada pessoa capta as informações de uma forma diferente. Se alguma abordagem não funcionar uma vez, descubra em que formato seu gerente gostaria de receber as informações em vez de tentar outras vezes do mesmo modo. É provável que seu gerente recompense você por esse tipo de comportamento.

Tome a iniciativa no processo.

Um comentário:

  1. Boa noite
    Anderson
    Achei ótimo o texto exposto, pois demostra como é importante o entendimento da comunicação. E nos da oportunidade para visualizar uma maneira simples e eficaz, para estarmos antenado.
    Sérgio Brandão
    B3B

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