segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Plano De Desenvolvimento Individual, Você Já Fez O Seu?

Você se lembra de janeiro deste ano quando você colocava algumas metas e objetivos para serem alcançados por você durante o ano, como por exemplo: vou perder peso, vou parar de beber, vou parar de fumar, mais um monte de promessas como todo início de ano, que na grande maioria das vezes são esquecidas no dia seguinte. E como estão as metas e objetivos pessoais e profissionais para este ano ainda? Como estão sendo tratadas por você? Onde você se vê logo ali na frente, em dezembro? Está esperando janeiro do próximo ano para as mesmas “novas” promessas?

Para a difícil tarefa de planejar sua carreira, e que também pode ser utilizada na vida pessoal, alguns utilizam uma ferramenta chamada “Plano de Desenvolvimento Individual”, ou simplesmente PDI. Muito das vezes é um processo voluntário onde cada um é responsável por seu próprio desenvolvimento pessoal e profissional.

Vamos fazer um exercício rápido: Onde você se vê daqui cinco anos?
Se a pergunta for feita a um analista de marketing, talvez a resposta seja “me vejo daqui a cinco anos como gerente de marketing”, mas para que isso aconteça ele precisará ter alguns requisitos, qualificações que deverão começar a ser pensadas agora.
Em primeiro lugar ele deverá ter uma qualificação mínima compatível, e entenda como qualificação mínima compatível um curso de graduação na área. Espera-se ainda que ao assumir a posição de gerente ele tenha um nível suficiente para conversação e entendimento em um segundo idioma, Inglês ou Espanhol ou em alguns casos os dois.
Nessa situação, essa pessoa já tem duas coisas para pensar a médio prazo e colocar em seu PDI antes de atingir o objetivo de se tornar Gerente de Marketing:
1º - Formação mínima na área;
2º - Desenvolver um segundo idioma.
Talvez o próprio mercado de trabalho, ou o dia a dia dentro da organização imponha outras competências que devam ser adquiridas ou desenvolvidas durante o decorrer do processo, uma Pós Graduação na área, por exemplo, não deve ser descartada.
De certa forma o PDI traça os passos a seguir em busca do objetivo definido, que nesse caso é se tornar Gerente de Marketing.

Como sugestão aproveite esses últimos três meses e esteja preparado para mais um ano que se inicia e tente fazer um PDI com coisas a serem realizadas até o final de 2011, mas é importante ter em mente aonde se quer chegar quando você definir suas metas.

Isso me remete ao clássico de Walt Disney “Alice no país das maravilhas”, brilhantemente lembrado por Carlos Alberto Júlio em seu livro “A arte da estratégia” (2005), quando a protagonista na tentativa de escapar dos domínios da Duquesa pergunta ao Gato de Cheshire:
ALICE: O senhor poderia me dizer, por favor, que caminho devo seguir para sair daqui?
De cima de uma árvore, com aquele sorriso enorme, de orelha a orelha ele responde:
GATO: Isso depende muito de onde você quer chegar.
ALICE: Para onde não importa muito.
GATO: Então não importa o caminho que você escolher.
Alice ainda faz outro comentário que pode nos ajudar no entendimento do que estou tentando dizer:
ALICE: Contanto que dê em algum lugar, me parece bom.
GATO: Você pode ter certeza que chegará a algum lugar se caminhar bastante.

Portanto, o desfecho dependerá das decisões que você tomar agora. Trace alguns objetivos para 2011, acompanhe-os, se necessário mude alguma coisa e daqui alguns meses convido você a ver o que efetivamente aconteceu, mas não abandone os planos a médio e longo prazo, qualquer dia você poderá ter que responder a outra pergunta:

“Onde você se vê daqui dez anos?”

Boa sorte.

Texto enviado pela Flávia Figueiredo e adaptado.
Fico grato pelo envio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário