terça-feira, 30 de novembro de 2010

A atual característica marcante

O atual cenário mundial impõe condições competitivas cada vez mais acirradas, por isso é muito importante estabelecer objetivos arrojados, mantendo ambições elevadas.

É com esse espírito que você quebra paradigmas e reinventa a maneira de atuar no mundo dos negócios.

Isso está diretamente relacionado com o fato da necessidade de inovar e buscar novas formas de alcançar objetivos ambiciosos.

Deve-se romper com o passado e abraçar o futuro, por mais estranho que isso possa parecer. Resultados excepcionais, no entanto, não são atingidos percorrendo os mesmos caminhos de sempre.

Quando você tenta fazer coisas novas, a tendência é que saia da zona de conforto e passa a navegar por águas desconhecidas. Esta mudança dispara os sistemas de medo do cérebro, que podem impedir a pessoa de agir.

Mais do que uma característica marcante da cultura corporativa, a inovação passa a ser uma necessidade competitiva. Pois quando você encontra problemas sem precedentes, você precisa de soluções sem precedentes. E são estas inovações que haverão de reinventar o novo cenário competitivo dando o tom do desafio.

Se você não mirar alto, não vai acertar alto.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Na busca pela diferenciação

Recentemente nosso amigo Sergio Brandão esteve em busca de conhecimento, participando de duas aulas com os palestrantes Carlos Hilsdorf e Lair Ribeiro e que aqui, o mesmo cita alguns pontos interessantes para nossos negócios e ações, enquanto buscamos melhores resultados e que sejam aceitos pela empresa e pelo cliente.

O fato é que esses resultados e metas que tanto buscamos, em toda área de nossas vidas, somente está fazendo sentido se compreendido por ambos os lados, seja de nossa parte e a do outro, seja pela empresa e a do cliente, pois somente assim, seremos bem sucedidos.

Mais do que um ato de interesse e ou comercial, os clientes de hoje esperam mais, esperam algo que possam celebrar, com atos de reciprocidade e confiança e que sejam bons para ambos.

E para isso devemos colocar em prática o sonho de melhores resultados. Metas mais audaciosas passam a ser primordiais, uma vez que servirá de estímulo para chegar ao objetivo e isso implicará em fazer mais e melhor. Assim, colocar emoção no que fazemos, conseguiremos atingir nosso público alvo, demonstrando esse ato de reciprocidade e confiança e isso criará um vínculo com o que fazemos e com as pessoas que tratamos.

A vitória é conseqüência de todas as nossas ações, por isso, ser diferente é ser percebido de forma positiva, esse é um grande começo.

O mundo moderno, globalizado do século XXI, necessita de profissionais, pessoas, que estejam procurando de forma contínua aumentar o estoque de conhecimento, se atualizando, acompanhando tendências e colocando em prática esses fatores citados. Assim, você garantirá a qualidade e eficácia naquilo que se propõe a fazer e ter sucesso.

Pense nisso.

Agradeço sua contribuição Sergio Brandão

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Dê o melhor de si todos os dias

O mundo será daqueles que criam algo escasso, valioso. Porque isso é criar vantagem competitiva.

A única alternativa é criar algo valioso, algo pelo qual seus clientes se encantem e sejam fiéis as suas idéias, seu produto ou serviço.

Em suma, sua diferenciação está sendo primordial para seus resultados e motivo de continuar competindo nessa era emergente. Derrube as barreiras e avance.

Colocar as boas idéias em prática é inovar e para isso você deve incentivar e promover a imaginação. A inovação não é um privilégio de poucos, e sim um dever de todos.

Para assumir esse papel, você precisa ter visão de futuro. A questão em jogo é a tensão contínua entre competitividade e criatividade, gerando sempre um elo de confiança com o cliente, por isso, o momento é merecedor de inovação inspirada.

Já dizia um amigo – “o bom é inimigo do ótimo”, é hora de deixar de ser bom. Cuide do detalhe e faça a diferença de um campeão.

Deixe de ser interessante e passe a ser interessado, busque conhecimento e comece a criar algo valioso. As vantagens acabam desaparecendo muito rápido e quanto mais rápido você for no seu desenvolvimento de competências, mais cedo realizará o que é preciso para inovar.

É importante, no entanto, que somente boas idéias não caracterizam um diferencial competitivo na prática. É necessário instituir um sistema de execução, pois idéia boa é idéia implementada.

É o que é difícil nisso? Promover mudanças é difícil.

Acelere a mudança, pois ela acontece o tempo todo, o mundo está cada vez mais descontinuado e há muitas coisas mudando num ritmo exponencial.

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Faça algo pelo seu cliente

"Não há nada mais gratificante do que o afeto correspondido, nada mais perfeito do que a reciprocidade de gostos e a troca de atenções."

Diante dessa reciprocidade, psicologicamente, existe uma obrigação de dar, uma de receber e uma de retribuir.

Os clientes sentem uma obrigação de dizer "sim" aos profissionais que lhes geraram essa relação de retribuição na relação. Para incentivar a reciprocidade em suas negociações, crie um senso de obrigação em seu cliente. Por isso, se doar mais ao cliente e oferecer-lhe algo inesperado, certamente ele se sentirá confortável em aceitar um favor seu e, portanto, a partir desse momento, terá uma divida emocional que poderá ser muito útil na hora do fechamento de uma negociação.

Ofercer um presente de forma espontânea e de surpresa ao cliente, bem como, fazendo com que o mesmo tenha estima pelo presente e que se sinta especial e único, pode gerar um enorme poder de reciprocidade.

Em seu livro Trump: como ficar rico, Donald Trump aconselha que estude a arte da influência, pratique-a, desenvolva-a e entenda o profundo valor que ela tem em todos os aspectos da vida.

domingo, 14 de novembro de 2010

Inovação

Segundo Ken Robinson há três palavras-chave para definir o conceito de criatividade. A primeira é “imaginação”, que é a nossa capacidade mais extraordinária, que nos permite trazer à mente algo que não está disponível para ser captado por nossos sentidos.

Uma forma de incentivar a imaginação é com novas experiências. Se você nunca foi a uma galeria de arte, visite alguma; se nunca viu balé, assista a um espetáculo; se não costuma ir a eventos esportivos, vá a um; se sempre segue o mesmo caminho de casa para o trabalho, tente um diferente. Estimule sua imaginação com um fluxo de idéias.

A segunda palavra é “criatividade”, que consiste em colocar a imaginação para trabalhar. É o processo de geração de idéias originais que tenham valor. Tudo é fonte potencial de pensamento criativo.

“Inovação” é a terceira palavra-chave que significa colocar as boas idéias em prática e para isso deve incentivar e promover a imaginação.

Em suma, para incentivar uma cultura de inovação, deve-se reconhecer que o pensamento criativo não vem do esforço individual, e sim da colaboração, do trabalho em equipe, de combinar as idéias das pessoas.

HSM Management novembro/ dezembro 2010

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Compreender é o passo inicial para a ação

A sensação de falta de tempo tem a ver com o fato de as pessoas ficarem o tempo todo cuidando do urgente e deixando o importante de lado.

Quando se vai fazendo as coisas de forma automática, não se pensa certo, nem se age certo, corre-se o risco de transformar a rotina, que deveria ser algo bom, em monotonia, algo ruim.

Nossa vida é marcada pela pressa, não pela velocidade, deixando você em estado de tensão permanente. Talvez porque ainda não se há idéia de velocidade, mas a de pressa.

É preciso enfrentar as causas, o que exige autoconhecimento.

A sensação é de que somos todos juntos e ao mesmo tempo, ninguém por perto, porque há uma brutal restrição de tempo.

Se quisermos evoluir no sentido de melhorar, é boa a idéia acabar com “estou atrasado”.

É necessário um tempo para você. Saber que não fazer nada é fazer alguma coisa. Isso é necessário para poder pensar, para que as idéias possam vir e para que você possa fazer escolhas.

É preciso diversidade. Diversidade é simplesmente o segredo do sucesso.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

TALENTO: Você reconhece qual é o seu?

Excelente o comentário que o Sidney Bottino, Gerente de Treinamento da Torrent do Brasil deixou no Blog e aproveito para citá-lo à todos.

TALENTO: Você reconhece qual é o seu?

Talento, segundo a definição da Wikipedia, refere-se a uma aptidão ou capacidade humana notável. Trata-se de algo que está no nosso interior, algo que é essencial para sua existência. TALENTO, qualidade intrínseca a cada INDIVÍDUO, porém que poucos conseguem encontrá-lo.

“Nenhum homem toma banho no mesmo rio duas vezes, pois quando ele volta para banhar-se novamente, ou ele não é mais o mesmo, ou o rio não é mais o mesmo”.
Heráclito de Éfeso.

Uma antiga lenda grega conta que os deuses do Olimpo se reuniram para discutir a evolução do homem, fato este que os deixavam preocupandos. Os mortais estavam se desenvolvendo tão rapidamente que, em breve, alcançariam os dons até então exclusivos dos seres divinos.

Era preciso esconder do homem o seu TALENTO, essa qualidade tão especial que permite que ele alcance os céus, como os pássaros, e cruze os mares, como os peixes. Pensaram em esconder o talento no fundo do mar, nos abismos inalcançáveis, no topo das montanhas, onde só existe a neve eterna. Mas não chegaram a uma solução, pois o homem, com seu potencial criativo e a sua inteligência, arranjaria mil maneiras de encontrar o talento escondido.

Depois de muita conversa, os deuses concordaram que havia um único lugar seguro para esconder do homem o seu próprio potencial. Um lugar para onde ninguém jamais olharia na busca por seu próprio valor e esse esconderijo só poderia ser no interior do próprio homem, justamente onde ele jamais procuraria o seu talento escondido.

Procure em você mesmo seus talentos, pois só você poderá encontrá-los.

Saiba:
“Onde estiver seu talento, estará seu coração”.

Boas descobertas!!