domingo, 14 de novembro de 2010

Inovação

Segundo Ken Robinson há três palavras-chave para definir o conceito de criatividade. A primeira é “imaginação”, que é a nossa capacidade mais extraordinária, que nos permite trazer à mente algo que não está disponível para ser captado por nossos sentidos.

Uma forma de incentivar a imaginação é com novas experiências. Se você nunca foi a uma galeria de arte, visite alguma; se nunca viu balé, assista a um espetáculo; se não costuma ir a eventos esportivos, vá a um; se sempre segue o mesmo caminho de casa para o trabalho, tente um diferente. Estimule sua imaginação com um fluxo de idéias.

A segunda palavra é “criatividade”, que consiste em colocar a imaginação para trabalhar. É o processo de geração de idéias originais que tenham valor. Tudo é fonte potencial de pensamento criativo.

“Inovação” é a terceira palavra-chave que significa colocar as boas idéias em prática e para isso deve incentivar e promover a imaginação.

Em suma, para incentivar uma cultura de inovação, deve-se reconhecer que o pensamento criativo não vem do esforço individual, e sim da colaboração, do trabalho em equipe, de combinar as idéias das pessoas.

HSM Management novembro/ dezembro 2010

Um comentário:

  1. Nem sempre a inovação tem a ver com a quantidade de dolares que a empresa investe em P&D.
    Vc ja reparou em pessoas que parecem ter um talento inato para inovacao.'E como se as ideias lhe ocorressem em um lampejo,como um raio caido do ceu.
    Nao e bem assim.Nao quer dizer que nao haja lampejos de inspiracao,mas nao e essa a questao.
    A inovacao vem de pessoas encontrando-se ou telefonando uma para as outras as 22hs da noite com uma nova ideia.Vem de reunioes improvisadas convocadas por alguem que descobriu algo novo e sensacional e quer saber o que os outros acham da sua ideia.
    Tem relacao com a equipe que vc tem,sua motivacao e o quanto vcs entendem da coisa.
    Quanto mais amplo 'e o entendimento de uma pessoa sobre a ideia e a experiencia humana,melhor sera o resultado final.
    Inovacao tem a ver com criatividade,com juntar as coisas de formas unicas.
    Experimente perguntar a pessoas criativas como fizeram algo.Elas se sentem "culpadas",porque, na verdade,nao fizeram aquilo;elas viram algo.
    ou seja,conseguiram conectar experiencias que tiveram e sintetizar coisas novas.E o motivo pelo qual elas conseguiram fazer aquilo 'e que tiveram mais experiencias ou pensaram mais sobre suas experiencias do que outras pessoas.
    Criatividade 'e simplesmente conectar coisas.

    ResponderExcluir