segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Faça algo pelo seu cliente

"Não há nada mais gratificante do que o afeto correspondido, nada mais perfeito do que a reciprocidade de gostos e a troca de atenções."

Diante dessa reciprocidade, psicologicamente, existe uma obrigação de dar, uma de receber e uma de retribuir.

Os clientes sentem uma obrigação de dizer "sim" aos profissionais que lhes geraram essa relação de retribuição na relação. Para incentivar a reciprocidade em suas negociações, crie um senso de obrigação em seu cliente. Por isso, se doar mais ao cliente e oferecer-lhe algo inesperado, certamente ele se sentirá confortável em aceitar um favor seu e, portanto, a partir desse momento, terá uma divida emocional que poderá ser muito útil na hora do fechamento de uma negociação.

Ofercer um presente de forma espontânea e de surpresa ao cliente, bem como, fazendo com que o mesmo tenha estima pelo presente e que se sinta especial e único, pode gerar um enorme poder de reciprocidade.

Em seu livro Trump: como ficar rico, Donald Trump aconselha que estude a arte da influência, pratique-a, desenvolva-a e entenda o profundo valor que ela tem em todos os aspectos da vida.

Um comentário:

  1. Surpreender positivamente alguém é sempre mágico, você jamais será equecido. Ter isso em mente é muito importante para tudo na vida, seja profissional e também a pessoal. O afeto, atenção, dedicação, etc. são sentimentos que as pessoas esquecem de "usar" e isso faz a diferença em vários momentos da vida. Abs.

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