quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Enfatize o questionamento

"Pressupostos é qualquer crença, idéia, intuição ou reflexão que alguém, um grupo de pessoas ou especialistas, de dentro ou fora das organizações, acumulam sobre determinada questão."
William A. Cohen, Ph.D.

Por isso a importância de sempre conferir a credibilidade das informações, verificando suas fontes, ou seja, qual a consistência das mensurações ao longo do tempo.

Nem sempre a fonte descoberta é a primeira que difundiu a idéia, opinião ou qualquer que seja o evento, mesmo assim, a busca pela fonte originária deve ser o primeiro objetivo e ter a certeza de até que ponto essa fonte é confiável.

Independente de suas origens, nossos pressupostos devem ser questionados, inclusive nossas premissas.

Já dizia Peter Drucker: o que todo mundo sabe está errado. Isto é pertinente, uma vez que trata-se de algo, onde a maioria das pessoas sabe ou aceita ser questionadas.

Pense em quantas vezes vemos casos onde a informação conhecida como verdadeira se revela falsa ou imprecisa, resultando em decisões inadequadas ou até desastrosas. Isso acontece porque as pessoas partem de uma ou mais premissas falsas e todo o mundo acaba comprando a idéia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário