quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Como se destacar de forma extraordinária

O sucesso raramente resulta apenas de uma habilidade extraordinária, mas de uma habilidade ordinária à qual alguém se dedicou com devoção extraordinária.

Dedicação, paixão, claridade de propósito elevarão os esforços mais mundanos e ordinários para os níveis das grandes conquistas.

A habilidade excepcional é um presente maravilhoso, mas sozinha ela não vai muito longe. Mais importante que ela é o desejo e a dedicação, pois sem a habilidade é inútil.

Atualmente somente o fato de parecer não serve mais, muito pelo contrário, rapidamente é descoberto. Tem que ter relevância.

As pessoas de sucesso constroem uma ambição pelo que fazem, pelo que buscam, de forma que essa ambição é transportada para longe delas.

É necessário ser o número 1 aos olhos dos seus clientes. E para isso é preciso criar uma plataforma extraordinária, ou seja, talvez fazer não com uma habilidade extraordinária, mas sim, com habilidade ordinária com dedicação extraordinária. Crie uma comunidade que goste de você de forma excepcional.

Execute suas tarefas com disciplina e rigor. Se você parar para pensar, verá que na falta desta habilidade, as coisas tendem a ir muito mal.

Agradeço ao Ricardo Soriano, da Seminovos Localiza, que contribuiu com o início deste pensamento.

Um comentário:

  1. Se você não sabe para onde está indo, qualquer lugar serve, concorda? Definitivamente esta não é uma maneira muito inteligente de construir sua carreira. O fato de o ambiente atual estar incerto não é motivo para desistirmos de fazer planos razoavelmente previsíveis. Pelo contrário, neste tipo de ambiente é ainda mais imprescindível procurarmos uma bússola a partir da qual nos orientarmos.

    O negócio aqui é saber fazer perguntas importantes sobre si mesmo! Este é um ponto fundamental:

    Faça perguntas importantes sobre si mesmo e seu futuro!

    A vantagem de se fazer determinadas perguntas, e respondê-las, é que tudo aquilo que “gira” em sua cabeça começa a ser ordenado, o que acaba por oferecer uma visão muito mais clara do caminho a ser percorrido. O primeiro passo de qualquer carreira é descobrir onde você está e comparar isto com onde você quer chegar, para aí sim descobrir o que deve ser feito para percorrer esta distância. Então, a primeira pergunta importante a ser feita é:

    Onde estou? (Em que ponto você se encontra agora?)

    Esta pergunta tem o objetivo de fazer você olhar para si mesmo e se conscientizar de sua posição. O importante é ser honesto consigo mesmo, perceber o ambiente ao seu redor e analisar sua capacidade de “entrar no jogo” neste momento. Vamos supor que você diga: Sou um advogado com um diploma nas mãos e sem saber muito bem o que fazer! Bem, já é uma resposta. É muito importante que esta resposta seja honesta! Uma vez que você responde isto, a pergunta passa a ser:

    Para onde quero ir?

    Neste momento tire o olhar do presente e passe a projetar uma possível imagem sua no futuro. Que tipo de pessoa e profissional você pretende se tornar? Quais são as suas metas? Em que negócios e mercados pretende atuar? Quer ser empregado? Empresário? Passar no concurso? Virar executivo? Abrir um bar? Aonde afinal quer chegar nesta vida? Não, não é simples, pode ser que você precise de horas, ou dias para isto.

    Isto é o que vamos chamar de sua Visão. Note que sua Visão é sempre orientada para o futuro. Uma noção clara do lugar que você quer ocupar em um determinado período de tempo. Ter esta visão esboçada claramente é uma forma de não perder o foco nas ações cotidianas e sempre saber que você está em busca de um objetivo maior.

    Ainda acompanhando o exemplo, vamos supor que você é este advogado que acaba de se graduar e está com um diploma nas mãos e sem trabalho. Você então começa a se investigar e a imaginar aonde quer chegar, aí esboça isto na sua Visão:

    Exemplo: “Daqui a 3 anos, ou seja, até o ano 2013 quero ser um advogado conhecido em minha cidade, trabalharei com direito empresarial, estarei com meu mestrado concluído e dando aulas na faculdade local. Também farei palestras sobre direito empresarial em diversas universidades, tendo isto como uma de minhas fontes de renda”.

    Veja que aqui temos uma Visão definida com uma data específica para se realizar. Isto não significa que as coisas vão acontecer exatamente assim, mas reforço que é importante ter este tipo de referencial para que se possa manter o foco. Decidida a Visão, partimos para um ponto altamente importante, que é a definição de fatores imprescindíveis para que você, como advogado, consiga alcançar sua Visão.

    Na verdade, estes fatores são um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes necessários para tornar sua Visão uma realidade, e costumam ser uma mistura daquilo que você aprendeu na universidade, com o que deverá desenvolver por conta própria para ser competitivo

    ResponderExcluir