sábado, 11 de dezembro de 2010

Diferenciação 20-70-10 da GE

Hoje selecionei um comentário do Carlos Correa sobre diferenciação.

A busca pelo desenvolvimento profissional e pessoal, requer que estejamos antenados constantemente com as inovações, acontecimentos e tendências, aprimorando nossos conhecimentos, buscando diferenciar nossas ações, neste mercado cada vez mais competitivo.

Em se tratando de diferenciação, achei muito interessante o que Jack Welch, (ex - CEO da GE) escreveu em seu livro “PAIXÃO POR VENCER”.

Ele cita que a diferenciação é como um valor que realmente faz acontecer, acrescenta que a diferenciação é uma obrigação para qualquer empresa. Não apenas a diferenciação nos negócios, mas das pessoas também.

Em relação à diferenciação entre pessoas, defende um modelo onde classifica seus funcionários em três categorias em termos de desempenho: os 20% superiores, aqueles que são as estrelas da empresa que brilham mais do que as outras, são as melhores; os 70% intermediários, que são gerenciados de maneira diferente, sendo este grupo extremamente valioso para qualquer empresa; a organização não funciona sem as habilidades, a energia e o comprometimento desses indivíduos; e quanto aos 10% inferiores, aqueles que não tem comprometimento, não há como adoçar a pílula - é preciso extirpá-los; geralmente as pessoas dos 10% inferiores, conhecem sua situação e partem para outras carreiras bem-sucedidas, em empresas ou em atividades em que realmente se enquadrem e onde possam ser excelentes.

Afirma que o grande desafio no modelo 20-70-10 é manter os 70% do meio engajados e motivados. Essa é a razão por que a gestão dos 70% intermediários envolve treinamento, feedback positivo e cuidadosa definição de metas. Os funcionários desse grupo que parecem mais promissores devem ser movimentados entre negócios e funções para enriquecer suas experiências e conhecimentos e para testar suas habilidades de liderança.

Isso se torna um trabalho constante para os gestores em tornar essa diferenciação real. Esse foi o modelo aplicado pelo Jack Welch na GE, que pode ser uma opção na busca de diferenciação.

Por isso a necessidade da busca pelo desenvolvimento profissional e pessoal, aprimorando suas atitudes e tornando-as diferentes, únicas, no mercado que compete.

Agradeço sua contribuição Carlos Correa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário