quinta-feira, 16 de setembro de 2010

"O líder em vigência ainda é, basicamente, o mesmo do pós-guerra do século 20"

"São cinco mitos basicamente com relação a essa liderança.

O primeiro mito é justamente o de que liderança é sinônimo de carisma. Se o líder por acaso tem essa característica, é ótimo, porque acelera e facilita as coisas, porém não é ela que o credenciará para liderar.
O segundo mito é o de que o líder já nasce líder, pronto, com características de um líder. Quantas vezes vi gente estragando sua carreira porque acreditou nisso.
O terceiro mito diz que existe um perfil ou estilo ideal de líder. Há gente se violentando para tentar ser o que não é e assim encaixar-se no suposto “estilo ideal de liderança”.
O quarto mito afirma que o líder deve formar seguidores, motivando-os e fazendo com que dêem o melhor de si. Líderes formam líderes.
E o quinto mito, mais velado, é o de que a liderança é predominantemente masculina.

É necessário superar esses cinco mitos. Enquanto não nos libertarmos desses mitos, estaremos formando líderes para uma realidade que não existe mais.

O mundo plano do século 21, em redes, requer, com ou sem crise, um líder que saiba oferecer causas, muito mais do que empregos e salários.

Todo resultado é consequência de três coisas: estratégia, que tem haver com sonho e desejo; acentuado foco no cliente muito forte, de fora para dentro; e forte investimento nas pessoas.

Pessoas diferentes precisam ser tratadas de forma diferente, porque não é mesmice que rima com competitividade, e sim diversidade.

Inspirar pelos valores é o maior diferencial do líder".

César Souza
Consultor de empresas. Foi executivo internacional da Odebrecht

3 comentários:

  1. Adorei o texto, é verdade encontramos muitos líderes com os mitos que citou, esses precisam rever suas estratégias de liderar. Abs.

    ResponderExcluir
  2. Bom,concordo plenamente com seu texto,por tanto,acredito que o Lider do século XXI consegue manter um ciclo virtuoso.
    Esse ciclo consiste em alinhar os desejos individuais de cada profissional e o engajamento nas estratégias.As pessoas precisam se sentir conectadas e isso demanda comunicação sem ruidos.
    Os lideres desempenham papel importante em todo processo e resultado,mas todos os profissionais independentes da função,têm condição de desenvolver atitudes nesses processos,contribuindo para uma maior interação de propósitos e resultados positivos.
    O foco no capital humano é essencial para o sucesso de uma empresa.

    ResponderExcluir
  3. Liderança é um assunto que vem sendo discutido desde os mais remotos tempos pelo mundo. Ser líder, formar líderes, torna um desafio constante do homem e das organizações ao futuro desenvolvimento.
    O líder que deseja aperfeiçoar o modelo de gestão adotado, de forma à planejar uma moderna gestão, no intuito da melhoria de sua performance, poderá desenvolver-se um perfil comportamental, baseado nos Modelos de comportamentos de Líderes de sucesso.
    A liderança poderá ser direcionada e, como referência o perfil escolhido de lideranças que se deseja aplicar. O modelo mais sugerido é que, preferencialmente, seja modelado perfis de pessoas que exerçam poder para influenciar seus liderados e deles sejam gerados efetivos resultados, com o seu grupo.
    O objeto de observação consiste em observar perfis existentes e viabilizar a idealização e criação do novo modelo que se quer desenvolver, acreditando que será capaz de efetivar a mudança de comportamento, buscando gerar resultados semelhantes ou até mesmo superiores.

    ResponderExcluir